sexta-feira, 14 de junho de 2013



                                                                            
                                                  CANDIDÍASE
                    
Candidíase oral
Micose que atinge a superfície cutânea, ou membranas mucosas resultando em candidíase oral, candidíase vaginal, intertrigo, paroníquia e onicomicose. Sendo as mais comuns a oral e a vaginal. Caracteristicas – placas brancas removíveis na mucosa oral (afta) ou placas vermelhas, lisas, sobre o palato duro ou mole. Provoca corrimento vaginal leitoso, inodoro, semelhante a leite coagulado, acompanhado de prurido e desconforto intenso. A mucosa vaginal apresenta-se hiperemiada, edemaciada, a mesma é frequente  em qualquer faixa etária e considerada pela OMS como uma doença sexualmente transmissível, mas pode ser transmitida de outras formas como: objetos, mãos e roupas contaminadas, durante  o parto normal .
Candidíase vaginal
A candidíase é mais comum em mulheres diabéticas, na gravidez ou em uso de contraceptivos orais, recém nascido em baixo peso e hospedeiros imunocomprometidos , podendo atingir qualquer órgão e evoluir para êxito letal. O diagnostico é através de exame microscópico de esfregaço da lesão,preparado com hidróxido de potássio a 10%, endoscopia com biópsia e cultura. 
A candidíase tem cura e o tratamento é medicamentoso. Quanto mais sedo diagnosticar e tratar precocemente os casos para evitar possíveis complicações e reduzir o numero de contaminação

FONTE: Secretaria de Vigilâncias em Saúde/ MS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário